Você está aqui: HomeHistória

História da Câmara Municipal de Igarassu

Na verdade, a Vila de Igarassu teve cerca de quatro edifícios diferentes que funcionaram como Casa de Câmara e Cadeia.

A primeira, já existia por volta de 1594 e estava localizada na rua Direita, entre a Misericórdia e a igreja dos Santos Cosme e Damião, sendo destruída pelos holandeses, conforme se observa em certidão existente no II Livro de Tombo da vila de Igarassu, datado de 1782.

A segunda, construída depois de 1675, com dinheiro do subsídio da carne, foi a maior de toda a província e subsistiu até a passagem de D. Pedro II por Igarassu, em dezembro de 1859, quando já estava bastante arruinada. Em 1749, foi usada pelo governador da Capitania, então de visita à vila. Nos “Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro” a página 29 e datado de 1774 aparece à seguinte informação: “... Esta vila está situada em um monte muito alto e vistoso, tem em cima na entrada da parte do sul para o norte a igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos, mais adiante a igreja da Misericórdia. A Casa de Câmara é a mais asseada que há nesta Capitania com sua cadeia por baixo muito forte, e fica em lugar muito alto no meio da vila entre a igreja da Misericórdia e o Recolhimento”. Em 1835, o Dr. José Ferreira da Costa, Juiz Municipal, em ofício ao Presidente da Província lamentava o estado de abandono em que se encontrava o prédio.

A terceira seria o atual Sobrado do Imperador, construído para funcionar como Casa de Aposentadoria e Correição, mas que, graças ao estado assaz ruinoso da dita Câmara, servia como tal.

Por último, a atual edificação, adaptada de três edifícios públicos por volta da década de 80 do século XIX.

Outro aspecto interessante diz respeito a Santo Antônio, que por ordem de D. José I, rei de Portugal, datada de 23 de novembro de 1754, determina que “... havendo sobejos nos bens desse Conselho seja dada a esmola de 27$000 (Vinte e Sete Mil Réis) anualmente aos religiosos do dito Santo com o título de protetor dessa Câmara”.

Fonte: http://mhigarassu.blogspot.com/